Top Dicas Para Otimizar a Velocidade do Site

Um erro que muitos cometem é não se preocupar com o tempo de carregamento do site, ou seja, não prestam atenção ou não ligam para a velocidade do site, se preocupam demais com design visual, etc…Se soubessem como o tempo de carregamento de um site é importante começariam a pensar nisso, o Google e principalmente os visitantes já sabem disso, então se você não quer perder visitas ou ficar mal posicionado no Google, continue lendo para aprender como diminuir o tempo de carregamento do seu blog..
Eu não sei se você sabe, mas o  Google considera o tempo de carregamento como fator de rankeamento, então sites que carregam mais rápido tem maiores chances de ficarem bem posicionados enquanto sites que demoram a carregar podem ficar muito mal posicionados ou em casos piores podem até mesmo ter vários artigos que não vão aparecer na busca.

Além disso você deve lembrar que os visitantes já levam isto em consideração quando visitam o seu site, se um site ou uma página demorar muito para abrir provavelmente o visitante vai fechar a página ou sair do site. É só parar para pensar, não é exatamente isto que você faz quando entra em algum site que demora a carregar?

Como Aumentar a Velocidade do Site?

A primeira coisa a se fazer é pesquisar para ver se seu site ou blog estão com o tempo de carregamento alto ou baixo. Para isto existem algumas ferramentas gratuitas que você pode utilizar mas para facilitar eu vou te mostrar apenas uma ferramenta que cumpre muito bem este propósito e ainda te ajudará a otimizar seu blog, trata-se da GTmetrix.

Através do site da Gmetrix você poderá analisar a velocidade do seu site através da medição tanto pelos serviços do Google Page Speed como pelo Yslow.

Analisando o Tempo De Carregamento do Seu Site no GTmetrix

O processo é bem simples, primeiro acesse o site da GTmetrix Clicando aqui e depois digite o endereço do seu blog no campo de busca e clique em Go como mostrado na imagem abaixo:

Como medir velocidade do site na GMetrix

Agora basta aguardar a análise que demora alguns segundos. Após o término da análise os resultados serão mostrados como na imagem abaixo:

Resultados de tempo de carregamento do site

Como você pode ver na imagem acima o tempo de carregamento médio do meu blog segundo esta análise foi de 4,15 segundos, o que não é tão ruim mas poderia ser melhor. Além disso a avaliação recebida pelo Google Page Speed foi de 94% e pelo YSlow de 74%, é comum a “nota” da avaliação do YSlow ser menor..

Se ao analisar o seu site o valor for menor que 85% no Page Speed e menor que 70% no YSlow e além disso o tempo de carregamento for superior a 5 segundos, então considere urgentemente otimizar seu blog para diminuir o tempo de carregamento e aumentar a velocidade do site em um todo..

Como Otimizar Seu Blog e Diminuir o Tempo De Carregamento

Felizmente não é muito complicado melhorar seus números e deixar seu site mais rápido. Logo abaixo da análise da GTmetrix você vai ver várias informações sobre os principais itens responsáveis pelo baixo desempenho de carregamento do seu blog e recomendações sobre o que você pode fazer em cada um deste itens para resolver o problema como você pode conferir abaixo:

Sugestões GMetrix para diminuir tempo de carregamento do blog

São vários itens, mas não se preocupe,você não vai precisar mexer em todos eles, veja que tem alguns marcados em verde, outros em amarelo, laranja, vermelho, etc e que todos possuem uma nota de 0 100

Os que estão em verde significa que estão ok e você não vai precisar alterar nada, os demais você tem que estudar caso a caso para ver se é preciso fazer algo e se é possível realizar as ações recomendadas, algumas vezes isso não vai se possível quando você não puder deixar de usar algum plugin que é essencial para seu negócio ou  porque se alterar algo como sugerido pode estragar o visual do seu blog por exemplo.

Identificando os Vilões

Aqui vou usar meu próprio estudo de caso com o Blog Daniel Grecco. Se você acompanha o Blog deve ter percebido que mudei o tema e visual algumas vezes nos últimos dias, fiz isso porque o tempo de carregamento estava horrível e eu queria descobrir qual era o problema..

Nessa minha busca troquei o tema principal por um outro tema simples que uso em alguns blogs de nicho, justamente por ser um tema que costuma carregar rápido e principalmente porque todos meus outros blogs com este tema estão carregando rápido.

Para minha surpresa o Blog continuou lento, desativei alguns plugins e nada…Finalmente resolvi checar com calma alguns itens do GTMetrix começando pela otimização de imagens e …..BINGO!

Encontrei lá a informação de que uma imagem tinha o tamanho de quase 700kb, esta imagem sozinha estava “travando” o carregamento do blog e o pior, esta imagem aparecia em todas as páginas do Blog porque era uma imagem de fundo da caixa de captura que estava na sidebar.

Eu não tinha percebido isto antes porque era uma imagem de fundo sem muito destaque e eu nunca imaginei que uma imagem de fundo do box de captura pudesse ter um tamanho absurdo destes…Eu estava utilizando a box de captura do plugin Hybrid Connect, então rapidamente editei a box selecionando uma sem imagem de fundo e atualizei, o resultado positivo no carregamento foi imediato!

Resolvi continuar analisando as imagens pelo relatório fornecidos pela GTmetrix e encontrei outras imagens que juntas com certeza atrapalhariam no carregamento, novamente encontrei imagens do plugin Hybrid Connect, desta vez a imagem de um Bullet que tinha um tamanho de 35kb ( eu nunca imaginei que imagem de bullet pudesse ter este tamanho em kb )..

Resumindo, encontrei vários casos semelhantes a maioria imagens fornecidas pelo plugin, portanto uma dica que posso te dar é :

Cuidado com Plugins!

Sempre que utilizar plugins que criam box de captura, pops, etc, vá no site conferir depois se as imagens que ele gera não tem um tamanho absurdo..

O bom da ferramenta GTmetrix é que no relatório de imagens ele mostra quais imagens podem ser otimizadas e já te fornece a imagem otimizada com tamanho menor em outro link, basta acessar o link da imagem otimizada ( com tamanho reduzido em kb ) e salvar no seu computador para depois substituir a imagem original por esta e seus problemas com imagens estarão terminados.

Otimize o Cache do Navegador

Outra dica que vou te dar é otimizar o cache do navegador. Se no relatório no item “Leverage browser caching” a  barrinha estiver em vermelha ou com nota ruim então você precisa configurar o cache do navegador, isto vai ajudar seu blog a carregar mais rápido para os visitantes que voltarem no seu blog.

Fazer isto é relativamente simples, porém necessita de muita atenção para não cometer erros. Primeiramente utilize seu programa de ftp preferido ou utilize o gerenciador de arquivos e vá até a pasta raiz do seu site ou blog e nesta pasta raiz procure pelo arquivo .htaccess

Agora faça o download deste arquivo para uma pasta de sua preferência e por segurança faça uma cópia do arquivo e coloque em outra pasta diferente.

Após isto você vai precisar abrir o arquivo, você pode fazer isso utilizando o bloco de notas mesmo. Com o arquivo aberto copie o código abaixo e cole no topo do arquivo:

## EXPIRES CACHING ##
<IfModule mod_expires.c>
ExpiresActive On
ExpiresByType image/jpg “access 1 year”
ExpiresByType image/jpeg “access 1 year”
ExpiresByType image/gif “access 1 year”
ExpiresByType image/png “access 1 year”
ExpiresByType text/css “access 1 month”
ExpiresByType text/html “access 1 month”
ExpiresByType application/pdf “access 1 month”
ExpiresByType text/x-javascript “access 1 month”
ExpiresByType application/x-shockwave-flash “access 1 month”
ExpiresByType image/x-icon “access 1 year”
ExpiresDefault “access 1 month”
</IfModule>
## EXPIRES CACHING ##

Feito isto agora salve o arquivo, entre novamente na pasta raiz da sua hospedagem, renomeie o .htacess que está lá para .htacess1 por exemplo e faça o upload .htacess que você alterou.

Ao terminar o processo entre no seu site e atualize-o para ver se está tudo ok.

PS: Você pode alterar valores do código acima modificando os períodos, por exemplo se você não quiser que o tempo de cache para imagens jpg seja de um ano pode mudar para 1 mês…

Conclusão:

Cada caso é um caso, mas acredito que em sua maioria basta trabalhar com estas duas variáveis  que são  imagens e configuração do cache do navegador que será mais do que o suficiente para aumentar a velocidade do seu site diminuindo o tempo de carregamento.

Após efetuar as alterações volte ao site do GTmEtrix para fazer uma nova análise, provavelmente os resultados serão bem melhores e você também vai perceber isso ao navegar no blog novamente.

No meu caso o blog estava com um tempo de carregamento horrível de 10 a 11 segundos e após os acertos e otimizações diminuiu para 3,6 e 4,20 segundos..

Achou este artigo útil? Se sim comente abaixo e compartilhe com outras pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *